top of page

Saiba como funciona as etapas do concurso PMDF

A Polícia Militar do Distrito Federal abriu as inscrições para ingresso e divulgou as vagas que podem ser preenchidas pelos candidatos. Neste ano, a banca organizadora responsável pelo processo seletivo é o Instituto de Assessoria em Organização de Concursos Públicos. A propósito, o qual recomenda ao interessado saber como funciona as etapas do concurso PMDF.


A validade do processo é de dois anos e deve ser aplicado ainda este ano. Além disso, é importante rever algumas datas porque surgiram atualizações relacionadas ao calendário programático. O que faz com que informações antigas, como o período de inscrições, sejam descartadas.


Primeiramente, é preciso entender que a classificação ou reprovação pode acontecer em qualquer uma das etapas do concurso PMDF, pois todas possuem caráter eliminatório. Por isso, na hora de estudar e se preparar, todas elas devem ser levadas em consideração.


Nesse cenário, então, têm-se as provas objetivas e discursivas compondo a primeira fase do processo. Em seguida, a vez é do teste de aptidão física, seguido de uma avaliação de saúde médica e odontológica. Por último, faz-se uma avaliação psicológica para com o candidato.


1° fase do concurso PMDF


Como dito, neste primeiro momento, serão exigidos os conhecimentos teóricos relativos ao conteúdo programático que consta no edital. A prova é composta por 80 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação, que deve ser no modelo dissertativo.


No que diz respeito aos saberes mais gerais, serão cobradas as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Atualidades, Legislação Aplicada à PMDF, Noções de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual, Direito Penal Militar e Criminologia.


Redação


A parte discursiva, composta pela redação, terá uma pontuação de 20 pontos. Sendo que para conseguir a classificação, é necessário obter, no mínimo, 10 pontos. Assim, a partir disso, alguns critérios são estabelecidos para correção e são usados de modo primordial.


Os critérios são: atendimento e desenvolvimento do tema, coesão e coerência, contando com articulação e progressão textual, estrutura do texto, como é o caso da dissertação. Por fim, outros fatores incluem a construção da argumentação, levando em consideração o repertório informacional.


2° fase


Ainda, para saber mais sobre como funciona as etapas do concurso PMDF, é importante compreender a existência do Teste de Aptidão Física (TAF). Em síntese, que analisa a capacidade do pré-selecionado suportar as atribuições do cargo e os exercícios físico que são submetidos.


Primeiro dia da 2ª fase do concurso PMDF


Neste momento, serão aplicados literalmente alguns testes que vão envolver atividades físicas, como corrida e levantamento de peso. Sendo assim, no primeiro dia, o candidato deve executar flexões na barra fixa, com uma performance de 6 repetições para o sexo masculino e 15 segundos de suspensão para o feminino.


Saiba como funciona as etapas do concurso PMDF. Foto: Reprodução

Além disso, o candidato deverá fazer, no mínimo, 35 abdominais e a candidata, 28. Para mais, será necessário uma corrida de 2.400 e de 2.200, respectivamente, dentro de um intervalo de tempo de 12 minutos.


Segundo dia


Neste segundo momento, é realizado um teste de natação, no qual será avaliada, também de maneira diferente, a performance dos homens e das mulheres. Sendo assim, o pré-selecionado do sexo masculino deverá atingir 50 metros percorridos em 1 minuto.

Enquanto, no caso do sexo feminino, será necessário percorrer a mesma distância em 1 minuto e 10 segundos. Para mais, é fundamental apresentar um laudo médico confirmando a aptidão cardiológica de cada participante.


3° fase


Ainda, dentre as etapas do concurso PMDF, há uma avaliação médica que é feita a partir dos exames laboratoriais solicitados no edital. Com isso, todo candidato deverá registrar as devidas consultas previamente, exatamente para os resultados já estarem prontos no momento da solicitação.


Em geral, são exames sanguíneos de rotina, além da urina e do toxicológico. Fora isso, a avaliação também consiste em exames clínicos, oftalmológicos, odontológicos, toxicológicos e biométricos.


4° fase


Aqui, há a aplicação da avaliação psicológica para testas as habilidades emocionais dos candidatos, como controle, ansiedade e atenção. Ademais, é requisitado controle de agressividade, memória e adaptabilidade, a qual exerce influência na proatividade e na autodisciplina.


Os relacionamentos interpessoais, por sua vez, também passam por análise. Até mesmo porque as atribuições exigem lealdade, empatia e um padrão ético de comunicação.


5° fase


Por fim, o candidato deve se submeter uma investigação social para confirmar as documentações apresentadas pelos interessados. Ou seja, basicamente é aplicada uma sindicância de vida pregressa.


Com isso, a idoneidade moral acaba por ser um pré-requisito dentro desta etapa do concurso PMDF, que é indispensável para o exercício da profissão de Policial Militar.

Comments


BACKGROUND.png
bottom of page