O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta quinta-feira (11) o Programa Escola das Adolescências, uma iniciativa inédita que visa fortalecer e aprimorar a qualidade da educação para os alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). O programa, instituído pela Portaria nº 635/2024, reúne um conjunto de estratégias focadas no desenvolvimento integral dos estudantes nessa fase crucial da vida.
A Escola das Adolescências se destaca por sua abordagem inovadora, que coloca os alunos no centro do processo educacional. Através de uma ampla escuta nacional, realizada em maio de 2024, o MEC obteve subsídios valiosos para a construção do programa, com a participação de mais de 2 milhões de estudantes. As vozes dos adolescentes ecoaram nas diretrizes do programa, que visam:
Tornar a escola mais atrativa e engajadora, motivando a frequência e a permanência dos alunos;
Promover um ambiente acolhedor e inclusivo, onde os jovens se sintam acolhidos, respeitados e valorizados;
Oferecer um currículo mais significativo e contextualizado, que dialogue com os interesses e necessidades dos estudantes;
Fortalecer a formação docente, com ênfase em metodologias ativas e diferenciadas;
Promover a gestão democrática e participativa, com a efetiva participação dos estudantes, pais e comunidade escolar nas decisões da escola.
Eixos estruturantes para uma educação de qualidade
O Programa Escola das Adolescências se baseia em três eixos estruturantes:
1. Governança para a aprendizagem com equidade:
Implementação de mecanismos de gestão democrática e participativa, com a efetiva participação dos estudantes, pais e comunidade escolar nas decisões da escola;
Promoção da equidade educacional, com foco na inclusão e no atendimento às necessidades de todos os alunos;
Garantia de infraestrutura adequada e segura para o desenvolvimento das atividades pedagógicas.
2. Desenvolvimento profissional de professores, gestores e equipes técnicas das secretarias de educação:
Oferta de formação continuada de qualidade, com foco em metodologias ativas, diferenciadas e contextualizadas;
Apoio à implementação do programa nas escolas, com acompanhamento técnico e pedagógico;
Incentivo à pesquisa e à inovação na educação.
3. Organização curricular e pedagógica:
Elaboração de um currículo mais significativo e contextualizado, que dialogue com os interesses e necessidades dos estudantes;
Implementação de metodologias ativas e diferenciadas, que promovam o aprendizado por investigação, experimentação e colaboração;
Avaliação da aprendizagem de forma contínua e formativa, com foco no desenvolvimento integral dos alunos.
Investimento piloto para 15 mil escolas
O MEC investirá em um projeto-piloto para 15 mil escolas brasileiras, com o objetivo de testar e aprimorar as estratégias do Programa Escola das Adolescências. As escolas participantes receberão recursos financeiros e apoio técnico para a implementação do programa.
Um compromisso com a educação de qualidade para todos os adolescentes
O Programa Escola das Adolescências representa um compromisso do MEC com a educação de qualidade para todos os adolescentes brasileiros. Através de um investimento robusto e de um conjunto de ações estratégicas, o programa busca garantir que os alunos dessa fase crucial da vida tenham acesso a uma educação que os prepare para os desafios do futuro.
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