top of page
Foto do escritorInstituto Delta Proto

Mais Acesso a Especialistas: 2.700 municípios já aderiram ao programa que garante atendimento em até 60 dias

 

Investimento de R$ 1 bilhão em 2024 vai ampliar oferta de consultas, exames e procedimentos

O Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) já conta com a adesão de 2.700 municípios e 15 estados, além do Distrito Federal, em todo o país. A iniciativa, lançada em abril deste ano, tem como objetivo ampliar e qualificar o acesso à Atenção Especializada no Sistema Único de Saúde (SUS), reduzindo filas e tempos de espera para consultas, exames e procedimentos.

A adesão ao programa representa o compromisso dos municípios e estados em implementar as medidas necessárias para reorganizar o modelo de gestão e cuidado da Atenção Ambulatorial Especializada. Entre os estados que já aderiram estão Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Acre, Amazonas, Roraima, Bahia, Piauí, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Como funciona o PMAE?

O PMAE prevê um investimento de R$ 1 bilhão em 2024 para aumentar a disponibilidade de serviços especializados na rede pública de saúde. O programa muda a lógica de financiamento da Atenção Especializada, focando na integralidade do cuidado e na otimização do tempo de espera dos pacientes.

Na prática, isso significa que o paciente não precisará entrar em filas diferentes para cada consulta ou exame. Ele será incluído em uma única fila e terá a garantia de retorno para sua Unidade de Saúde da Família (USF) para acompanhamento, quando necessário.

Os serviços especializados serão demandados pelas unidades de saúde a partir das Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs) e terão a supervisão das secretarias de Saúde. A meta é que o conjunto de consultas e exames para cada paciente seja realizado em até 30 ou 60 dias, a depender da complexidade do caso.


Teleconsultas e Telessaúde para ampliar o acesso

Para ampliar ainda mais o acesso e agilizar o processo, o PMAE prevê a ampliação do serviço de Telessaúde. Isso significa que os profissionais da atenção primária poderão consultar especialistas à distância e realizar teleconsultas com os pacientes, sem que eles precisem se deslocar para outras unidades de saúde.


Mais informações e adesão

Para mais informações sobre o PMAE e para realizar a adesão ao programa, os gestores municipais e estaduais podem acessar o site do InvestSUS: https://investsus.saude.gov.br/.


 

Comentários


BACKGROUND.png
bottom of page