O Grupo de Trabalho de Educação do G20, sob a liderança do Ministério da Educação (MEC) do Brasil, realizou sua segunda reunião presencial de 8 a 9 de julho de 2024, no Rio de Janeiro. O tema central do encontro foi "Conectando gestores de plataformas de recursos digitais: O compartilhamento de conteúdo educacional sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS)".
Delegações de 31 países se reuniram para discutir e compartilhar suas experiências e boas práticas na utilização de recursos digitais para promover a educação para o desenvolvimento sustentável (EDS). O objetivo principal era identificar novas estratégias e aprendizados para o desenvolvimento de ferramentas educacionais digitais que possam apoiar e enriquecer o processo de ensino e aprendizagem.
Desafios e oportunidades em comum
Durante as discussões, ficou evidente que os países membros do G20 enfrentam desafios semelhantes no que diz respeito à implementação da EDS em seus sistemas educacionais. Entre os principais desafios estão:
Acesso universal à educação de qualidade: Nem todos os alunos têm acesso à internet ou a dispositivos digitais, o que limita sua capacidade de utilizar recursos educacionais online.
Desenvolvimento de conteúdo de qualidade: É necessária a criação de conteúdo educacional digital de alta qualidade que seja relevante para os alunos e que esteja alinhado com os princípios da EDS.
Formação de professores: Os professores precisam ser treinados para utilizar de forma eficaz os recursos digitais em sala de aula e para integrar a EDS em seus planos de ensino.
Regulamentação de dados: É necessário estabelecer marcos regulatórios para proteger os dados dos alunos e professores no ambiente digital.
Apesar dos desafios, os participantes também destacaram diversas oportunidades para promover a EDS através do uso de recursos digitais. Algumas das oportunidades mencionadas incluem:
O uso de plataformas online para compartilhar recursos educacionais: Plataformas como o Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec) e a Plataforma MEC de Recursos Educacionais Digitais (MECRED) podem ser utilizadas para compartilhar recursos educacionais de qualidade com alunos e professores em todo o mundo.
O desenvolvimento de jogos e simulações educacionais: Jogos e simulações podem tornar a aprendizagem mais envolvente e interativa, e podem ser utilizados para ensinar aos alunos sobre questões relacionadas à sustentabilidade.
O uso de redes sociais para promover a conscientização sobre a EDS: As redes sociais podem ser utilizadas para alcançar um público amplo e para promover a conscientização sobre a importância da EDS.
O papel crucial dos professores
Ao longo das trocas entre os países, a delegação do Brasil reforçou o papel central dos professores como protagonistas na modelagem da intencionalidade pedagógica dos recursos educacionais digitais desenvolvidos.
Ações do MEC para promover a EDS
O MEC apresentou diversas ações que estão sendo realizadas para promover a EDS no Brasil, incluindo:
Cursos de aperfeiçoamento para professores: O MEC oferece cursos de aperfeiçoamento para professores sobre educação ambiental e justiça climática.
Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA): A CNIJMA é um processo pedagógico de formação e ação que envolve crianças, adolescentes e jovens na discussão de questões socioambientais.
Protocolos de prevenção e mitigação de emergências climáticas: O MEC está construindo protocolos de prevenção, adaptação, mitigação e/ou resiliência frente às emergências climáticas, para subsidiar as redes de ensino.
Próximos passos
O GT Educação do G20 continuará a se reunir para discutir e promover a EDS. Um encontro em nível ministerial está previsto para outubro de 2024 em Fortaleza, Ceará.
Conclusão
A reunião do GT de Educação do G20 foi um passo importante para fortalecer a cooperação internacional na área da educação para o desenvolvimento sustentável. As discussões e o compartilhamento de experiências entre os países membros do G20 podem contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias e ferramentas para promover a EDS em todo o mundo.
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