top of page

Estão abertas adesões de estados e munincipíos para o Pacto EJA: Uma Oportunidade para Ampliar o Acesso à Educação e Qualificar Jovens e Adultos

Atualizado: 26 de jun.

 

Oportunidade inédita para a EJA no Brasil!

O Ministério da Educação (MEC) lançou o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma iniciativa com o objetivo de fortalecer e ampliar essa modalidade de ensino em todo o país.

Mais de R$ 4 bilhões em investimentos serão destinados ao longo de quatro anos, com o intuito de gerar 3,3 milhões de novas matrículas na EJA e em sua oferta integrada à educação profissional.

Vantagens do Pacto EJA:

  • Aumento de vagas: Redes de ensino de todo o Brasil podem aderir ao Pacto e ampliar a oferta de vagas em suas escolas.

  • Retorno à sala de aula: Diversas ações serão realizadas para estimular jovens e adultos a retomar e concluir seus estudos.

  • Apoio integral: O Pacto oferece suporte para a formação de professores, distribuição de material didático adequado e implementação de programas de assistência estudantil.

  • Educação profissional: A iniciativa integra a EJA à educação profissional, preparando os alunos para o mercado de trabalho.

  • Ressocialização: O Pacto também abrange ações para oferecer EJA em unidades prisionais, com foco na ressocialização dos detentos.


Como as redes de ensino podem participar:

  • Adesão ao Pacto: O prazo para adesão termina em 31 de julho. Acesse o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) do MEC para mais informações.

  • Participação ativa: As redes de ensino podem colaborar na busca ativa de jovens e adultos que não concluíram seus estudos, na implementação de programas de diversificação da oferta e na construção de arranjos curriculares inovadores.


 


Comments


BACKGROUND.png
bottom of page