O Ministério da Saúde dá um passo importante para fortalecer a assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS) com a implementação do Projeto de Implementação do Cuidado Farmacêutico.
Mais de 600 profissionais da área já participaram de oficinas em seis estados brasileiros, com o objetivo de aprimorar o uso de medicamentos pelos pacientes e garantir melhores resultados em saúde.
A iniciativa visa integrar o farmacêutico em todos os pontos de atenção à saúde da rede pública, oferecendo orientação qualificada sobre o uso correto dos medicamentos, evitando possíveis complicações e garantindo a efetividade dos tratamentos.
O projeto se alinha às metas do Plano Nacional e Plano Plurianual de Saúde, que preveem a realização de 39 milhões de serviços de cuidado farmacêutico até 2027, priorizando pacientes com doenças como tuberculose, hanseníase, diabetes e tabagismo.
Essa ação estratégica contribui para o fortalecimento do SUS, como destaca o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF), Marco Pereira: "É mais um passo decisivo rumo à excelência na assistência farmacêutica, sua integração às demais políticas e ao fortalecimento do SUS".
Além de garantir o acesso a medicamentos, o cuidado farmacêutico oferece um atendimento integral aos pacientes, com informações precisas sobre o uso dos medicamentos, promovendo a adesão ao tratamento e evitando o desperdício.
As oficinas estaduais continuarão até o final de 2025, com a expectativa de alcançar todos os estados brasileiros e consolidar o SUS como um modelo de sistema de saúde pública comprometido com a qualidade e a integralidade do cuidado oferecido à população.
Essa iniciativa representa um grande avanço para a saúde pública no Brasil, e demonstra o compromisso do governo em garantir um atendimento digno e eficaz à população.
Com a implementação do cuidado farmacêutico em todo o território nacional, espera-se que os brasileiros tenham acesso a um tratamento de saúde mais seguro, efetivo e personalizado.
Comments