
NUTRIÇÃO CLÍNICA E HOSPITALAR
SOBRE O CURSO
O curso foi estruturado para atender as necessidades de profissionais que buscam aprofundar seus conhecimentos na área de Nutrição Hospitalar. O aluno irá construir o seu conhecimento com o auxilio de professores tendo por base diferentes situações encontradas na prática clínica
OBJETIVOS DO CURSO
Este curso pretende conceituar aspectos importantes frente à conduta nutricional e dietética, com o intuito de esclarecer o impacto da nutrição na manutenção e/ou recuperação dos pacientes hospitalizados, com o propósito de amenizar as possíveis complicações associadas e melhorar os desfechos dos pacientes internados. Serão discutidos estudos de caso para consolidação do conhecimento teórico, auxiliando o profissional na determinação da hipótese diagnóstica, no diagnóstico e na conduta nutricional, além de abordar a importância da educação do paciente durante o período de hospitalização.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais com formação superior em nutrição, que atuam ou pretendem
atuar com pacientes hospitalizados.

Seja um profissional em
NUTRIÇÃO CLÍNICA E HOSPITALAR
O PROFISSIONAL
Ter organização
Um nutricionista atende um bom número de pacientes durante o dia, por isso, é fundamental que o profissional seja organizado com horários de consultas, cardápios, cadastros e avaliações de pacientes. Esses itens são essenciais para que o nutricionista faça um bom acompanhamento de cada pessoa que entra em seu consultório.
Boa memória
Pacientes gostam de se consultar com profissionais que já estão familiarizadas com o seu histórico, que lembram o que foi dito na última consulta e que sabem quais são as suas preferências. Por isso, para garantir um bom relacionamento com quem vai ao consultório, é importante que o nutricionista tenha boa memória. Ferramentas voltadas à organização de dados dos pacientes também são eficientes para essa tarefa.
Manter-se atualizado
É imprescindível estar atualizado, pesquisar artigos, participar de congressos, workshops e eventos. Novos produtos, recomendações e diretrizes alimentares também podem surgir, e o nutricionista deve estar atento a tudo isso.
Trabalhar em equipe
Mesmo aqueles nutricionistas que pretendem trabalhar sozinhos devem saber lidar com outros profissionais. Afinal, se um paciente tem problema de coração ou diabetes, é fundamental a troca de informações com o outro médico.
ÁREAS DE ATUAÇÃO

Nutrição clínica
O profissional realiza atividades de alimentação em hospitais, clínicas, ambulatórios, bancos de leite materno, asilos, centrais de terapia nutricional, SPAs e até mesmo em domicílios.

Saúde coletiva
O nutricionista trabalha com o desenvolvimento e aplicação de atividades nutricionais que envolvem políticas e programas institucionais. A atividade pode estar ligada à vigilância sanitária e assistência básica.

Indústrias de alimentos
O nutricionista que trabalha na indústria participa do desenvolvimento de produtos. Ele é um dos profissionais responsáveis por fornecer o conhecimento adequado às vendas.

Marketing na área de Alimentação