
NUTRIÇÃO CLÍNICA, OBESIDADE E EMAGRECIMENTO
SOBRE O CURSO
O curso discute com profundidade os aspectos clínicos, moleculares, nutricionais e comportamentais envolvidos na gênese e no controle da obesidade. O conteúdo programático ressalta a importância da perda de peso com ênfase na abordagem multidisciplinar.
OBJETIVOS DO CURSO
° Avaliar e propor ações terapêuticas às causas multifatoriais envolvidas na gênese da
obesidade.
° Compreender a fisiopatologia da obesidade e suas comorbidades.
° Compreender o mecanismo de ação dos diferentes tratamentos farmacológicos.
° Desenvolver senso crítico para as diferentes estratégias propostas para o
emagrecimento com base em evidência científica.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais com formação superior em nutrição ou medicina, que atuam ou pretendem atuar
com pacientes que tenham necessidades relacionadas à obesidade e emagrecimento.

Seja um profissional em
NUTRIÇÃO CLÍNICA, OBESIDADE E EMAGRECIMENTO
O PROFISSIONAL
Boa comunicação
Boa parte do trabalho de um nutricionista consiste na comunicação com o paciente. É assim que o profissional recolhe importantes informações, como, o objetivo do paciente; seus hábitos alimentares; suas restrições alimentares. Todos esses são exemplos de dados que o nutricionista deve saber para montar um cardápio adaptado às necessidades de cada pessoa. Quanto mais o profissional domina as habilidades de comunicação, melhor ele consegue conhecer e entender o perfil do paciente.
Argumentação
É papel do nutricionista explicar ao paciente de que maneira a alimentação interfere na saúde, os benefícios de comer bem e que é natural que algumas mudanças levem um pouco mais de tempo. Para isso, é preciso usar como base de argumentação informações nutricionais dos alimentos, pesquisas e outros dados relevantes.
Ter criatividade
As pessoas são diferentes, cada uma gosta de uma coisa, tem um tempo livre e diferentes estilos de vida. Por isso, não é recomendável ter cardápios prontos em seu consultório, mas, sim, ouvir cada paciente com muita atenção. Esse profissional deve ser flexível e criativo para construir um diário alimentar que se encaixe na vida do seu paciente. Ele deve conseguir adaptar uma dieta saudável à realidade de cada pessoa que atende.
Empatia
Empatia é a capacidade de sentir o que outra pessoa sentiria na mesma situação, ou seja, de se colocar no lugar do outro, entender seus medos, dificuldades e vontades. É uma das mais importantes habilidades para um nutricionista bem-sucedido. Um bom profissional precisa tentar entender como funciona a rotina de cada paciente, a fim de indicar a dieta ideal, que se adapte perfeitamente ao dia a dia e ao objetivo final dele.
ÁREAS DE ATUAÇÃO

Nutrição clínica
O profissional realiza atividades de alimentação em hospitais, clínicas, ambulatórios, bancos de leite materno, asilos, centrais de terapia nutricional, SPAs e até mesmo em domicílios.

Saúde pública
O nutricionista trabalha com o desenvolvimento e aplicação de atividades nutricionais que envolvem políticas e programas institucionais. A atividade pode estar ligada à vigilância sanitária e assistência básica.

Indústrias de alimentos
O nutricionista que trabalha na indústria participa do desenvolvimento de produtos. Ele é um dos profissionais responsáveis por fornecer o conhecimento adequado às vendas.

Marketing na área de Alimentação