
FITOTERAPIA E PRESCRIÇÃO DE FITOTERÁPICOS
SOBRE O CURSO
O Curso de pós-graduação em Fitoterapia e Prescrição de Fitoterápicos da fornece formação especializada com conhecimento básico e aplicado às plantas medicinais e fitoterapia, qualificando o aluno tecnicamente para o exercício de atividades em diferentes áreas (clínica, farmacêutica, cultivo e beneficiamento), de acordo com a necessidade e exigência de cada especialidade. Este curso amplia as possibilidades de prestação de serviços clínicos pelos profissionais da saúde, que serão capazes de prestar orientação fitoterápica. Ao final do curso, o aluno egresso possuirá conhecimento teórico e prático para atuar na promoção, proteção e recuperação da saúde, além da prevenção de doenças com base no uso de plantas medicinais e de fitoterápicos.
OBJETIVOS DO CURSO
° Proporcionar a atualização e especialização dos profissionais de nível superior provendo conhecimentos básicos e aplicados às plantas medicinais, fitoterapia e a respectiva legislação para a prescrição de medicamentos fitoterápicos;
° Oferecer conhecimentos e capacitar os profissionais das áreas de saúde sobre a prescrição racional de plantas medicinais;
° Proporcionar qualificação específica para o exercício de atividades em diferentes áreas de atuação (farmacêutica, clínica, cultivo e processamento), conforme a necessidade de cada classe profissional;
° Possibilitar o estudo da Fitoterapia e a preparação do profissional, ampliando a formação para uma atuação qualificada e diferenciada no concorrido mercado de trabalho.
° Atender ao disposto na Resolução CES, n.1, de 6 de abril de 2018, do Conselho Nacional de Educação.
Público-alvo
O curso é destinado a Nutricionistas, Farmacêuticos, Médicos, Agrônomos, Biólogos, Biomédicos, Dentistas, Psicólogos, Enfermeiros, Veterinários e outros profissionais que possuam atribuições em seus respectivos conselhos para atuarem na área de plantas medicinais e fitoterápicos

Seja um profissional em
FITOTERAPIA E PRESCRIÇÃO DE FITOTERÁPICOS
O PROFISSIONAL
Foco no paciente
Há os farmacêuticos clínicos que atuam em ambiente hospitalar, nos consultórios das farmácias e drogarias e no âmbito ambulatorial. No entanto, a visão em qualquer local de atuação deve ser voltada essencialmente às necessidades do paciente. A saúde do cliente, que passa ser na verdade paciente, deve estar sempre acima de tudo.
Perfil multidisciplinar
Capacidade de clínica e conhecimento de gestão não são mais diferenciais; são requisitos básicos. Por isso, espera-se dos especialistas em farmácia clínica senso crítico durante os processos de trabalho, visão sistêmica do quadro dos pacientes e competência para lidar com crises.
Capacidade de liderança
No dia a dia, o farmacêutico clínico precisa tomar uma série de decisões que influenciam sobremaneira a vida do paciente. Por isso, inteligência emocional, maturidade profissional e capacidade de liderança são fundamentais na hora de tomar decisões.
Trabalho em equipe e capacidade de comunicação
Seja um profissional cordial com seus colegas de trabalho. Contribua ativamente para a manutenção de um clima organizacional harmonioso. Invista em momentos de autoaprendizagem, além de dedicar algum tempo de sua semana ao lazer. Quanto melhor você se compreender, mais plena será a sua vida e melhor será sua relação com os outros. E isso afeta diretamente seus resultados no trabalho.
ÁREAS DE ATUAÇÃO

Nutricionistas
A fitoterapia para nutricionistas representa a união destas duas ciências naturais, sendo que quem ganha com isso são todos os envolvidos. Tal prática auxilia na diminuição do consumo de produtos sintéticos (os remédios), tornando a vida mais natural.

Fisioterapeutas
A Resolução 380 do COFFITO Regulamenta o uso pelo Fisioterapeuta das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde, está foi criada em 2006, após aprovação unânime pelo Conselho Nacional de Saúde. Nesta resolução o COFFITO aprova o uso da fitoterapia por fisioterapeutas.

Veterinários
O uso de plantas naturais para tratamento é muito conhecido, por se tratar de uma prática antiga. Com relação aos animais domésticos quando sofrem má digestão acabam procurando dentro do seu habitat natural recursos que possam reverter a situação, não diferente do homem.

Dentistas