
FARMÁCIA CLÍNICA EM CARDIOLOGIA
SOBRE O CURSO
O curso foi concebido para atender uma necessidade do mercado, onde o farmacêutico se especializa em áreas clínicas especificas para poder atuar com determinados tipos de pacientes, tendo um conhecimento farmacoterapêutico mais profundo, assim como as patologias associadas e as técnicas de seguimento farmacoterapêutico dos pacientes cardiológicos. Para o profissional farmacêutico exercer plenamente seu âmbito profissional e ter uma visão focada nas atividades hospitalares se faz necessário complementar os conhecimentos adquiridos na graduação, para que o torne apto ao exercício na Farmácia Clínica em Cardiologia. Levando em conta que existe uma grande demanda por este perfil de profissional em todo Brasil, proponho a criação deste curso.
OBJETIVOS DO CURSO
- Formar um farmacêutico clínico com conhecimentos e habilidades em pacientes cardiológicos;
- Aprofundar os conhecimentos das doenças cardiológicos;
- Aprofundar os conhecimentos farmacoterapêuticos das doenças cardiológicas;
- Habilitar o aluno ao seguimento farmacoterapêutico de pacientes cardiológicos.
PÚBLICO-ALVO
Graduados em Farmácia

Seja um profissional em
FARMÁCIA CLÍNICA EM CARDIOLOGIA
O PROFISSIONAL
Capacidade de liderança
No dia a dia, o farmacêutico clínico precisa tomar uma série de decisões que influenciam sobremaneira a vida do paciente. Por isso, inteligência emocional, maturidade profissional e capacidade de liderança são fundamentais na hora de tomar decisões.
Perfil multidisciplinar
Capacidade de clínica e conhecimento de gestão não são mais diferenciais; são requisitos básicos. Por isso, espera-se dos especialistas em farmácia clínica senso crítico durante os processos de trabalho, visão sistêmica do quadro dos pacientes e competência para lidar com crises.
Trabalho em equipe e capacidade de comunicação
Seja um profissional cordial com seus colegas de trabalho. Contribua ativamente para a manutenção de um clima organizacional harmonioso. Invista em momentos de autoaprendizagem, além de dedicar algum tempo de sua semana ao lazer. Quanto melhor você se compreender, mais plena será a sua vida e melhor será sua relação com os outros. E isso afeta diretamente seus resultados no trabalho.
Foco no paciente
Há os farmacêuticos clínicos que atuam em ambiente hospitalar, nos consultórios das farmácias e drogarias e no âmbito ambulatorial. No entanto, a visão em qualquer local de atuação deve ser voltada essencialmente às necessidades do paciente. A saúde do cliente, que passa ser na verdade paciente, deve estar sempre acima de tudo.
ÁREAS DE ATUAÇÃO

Hospitais e Clínicas
As funções do farmacêutico clínico cardiológico são exercidas com o acompanhamento do quadro clínico do paciente. O medicamento só pode ser liberado para o paciente após a análise criteriosa do farmacêutico.

Drogarias e Farmácias
Nesses estabelecimentos de saúde, o profissional tem a função de ter um contato mais próximo com o cliente e ajudá-lo nas suas dúvidas e dificuldades quanto ao uso do medicamento.

Indústria Farmacêutica
Além da atuação interna, o farmacêutico esclarece e orienta os usuários que compraram determinado medicamento sobre o seu uso, armazenamento ou outra informação mais técnica necessária para repassar ao cliente.

Farmacovigilância