top of page

FARMACÍA CLÍNICA E HOSPITALAR

SOBRE O CURSO

A Farmácia Clínica e Hospitalar não tem como única atribuição o abastecimento de medicamentos e de materiais médico-hospitalares. É uma área que atua diretamente na segurança do paciente e na farmacovigilância. O objetivo desta Pós-graduação em Farmácia Clínica e Hospitalar é preparar o profissional para garantir o uso seguro e racional dos medicamentos prescritos e oferecer uma visão integrada do sistema de saúde em hospitais. O curso atende à demanda regional e nacional por profissionais qualificados em conhecimento e competências gerenciais de Farmácias Hospitalares. Com uma grade curricular que amplia os conhecimentos práticos e teóricos, o profissional sai capacitado para atuar em hospitais ou organizações públicas, privadas ou filantrópicas de Saúde.

DURAÇÃO

16 MESES

MODALIDADE:

PRESENCIAL | EAD

CATEGORIA

PÓS-GRADUAÇÃO

CERTIFICAÇÃO CONFERIDA

FARMÁCIA CLÍNICA E PRESCRIÇÃO FARMACÊUTICA

Seja um profissional em

FARMACÍA CLÍNICA E HOSPITALAR

O PROFISSIONAL

Perfil do especialista

Ser especialista em farmácia clínica exige que o profissional tenha um perfil multidisciplinar, habilidade de comunicação, capacidade de tomar decisões e de interagir com os pacientes, além de possuir conhecimentos aprofundados em fisiologia humana, patologia, farmacologia e farmacoterapia.

Orientação sobre o uso correto de medicações

Uma das principais funções desse profissional é a orientação do uso adequado de medicações, seja no âmbito hospitalar, seja no atendimento ao cliente. Um bom exemplo disso são os farmacêuticos que atuam nas farmácias do SUS (Sistema Único de Saúde), orientando a população sobre a posologia de cada um de seus remédios.

Trabalho em conjunto com outros profissionais da saúde

Em hospitais, enquanto farmacêutico hospitalar, o profissional atua lado a lado de enfermeiros e de médicos. Aqui, ele está encarregado de garantir a distribuição adequada de insumos medicamentosos pelos setores, além de várias outras funções que garantem o funcionamento adequado do estabelecimento.

Atendimento próximo ao paciente

O farmacêutico clínico é a atuação frente a frente com os pacientes. Por isso, uma boa capacidade de comunicação é imprescindível para que todas as informações sejam passadas e captadas da melhor forma possível.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Saúde Pública

Nesse segmento, o farmacêutico trabalha com atenção primária à saúde. Ele atua em postos de saúde, hospitais e outros estabelecimentos da rede pública. Faz parte de suas funções a administração e a orientação de medicamentos, podendo trabalhar também com ações técnico-gerenciais e técnico-assistenciais.

10-Características-que-o-profissional-de-RH-deve-ter.jpg

Perícia Criminal

O perito farmacêutico trabalha com análises de amostras previamente coletadas por profissionais na cena do crime. Assim, ele auxilia na identificação de criminosos. Além disso, ele rastreia a presença de drogas ou álcool no sangue e atua na investigação de falsificações ou adulterações de medicamentos.

10-Características-que-o-profissional-de-RH-deve-ter.jpg

Cosmeotologia e Estética

Essa área é voltada para farmacêuticos qualificados na estética e cosmética, na produção e controle de qualidade de produtos cosméticos e procedimentos relacionados ao bem-estar dos pacientes.

10-Características-que-o-profissional-de-RH-deve-ter.jpg

Farmácias hospitalares de hospitais filantrópicos.

São organizações que dedicam tempo e recurso de forma voluntária e não remunerada a projetos de interesse público, capazes de transformar a vida de pessoas que não têm acesso a direitos básicos, com iniciativas capazes de gerar grandes impactos econômicos e sociais.

bottom of page